Páginas

terça-feira, 28 de abril de 2015

CRÔNICAS











CONJUNÇÕES COODERNATIVAS E SUBORDINATIVAS : CONCEITO E CLASSIFICAÇÃO

COORDENATIVAS
As conjunções coordenativas são dividas em cinco classes: 
a)  Aditivas: são responsáveis por relacionar pensamentos similares. São: e (une afirmações) e nem (une negações).
O movimento está completo por alunos e professores.
O candidato não veio, nem justificou sua ausência. 
b) Adversativas: são responsáveis por relacionar pensamentos contrastantes. A conjunção mais conhecida é mas, entretanto, há outras com valor adversativo que indicam uma concessão atenuada. A saber: porém, todavia, contudo, entretanto, no entanto.
Gosto de pizza, mas prefiro macarrão.
Quero muito ir contigo, entretanto, estou com medo de me precipitar. 
c)  Alternativas: são responsáveis por relacionar pensamentos que se excluem. As conjunções alternativas são: ou (repetido ou não), ora... oranemquer... querseja etc.
Ou você estuda, ou você trabalha.
Ora eu te queria, ora não queria. 
d) Conclusivas: as conjunções conclusivas têm a função de unir uma oração a outra com o objetivo de apresentar uma conclusão ou consequência. São elas: pois (após o verbo), assim, então, logo, portanto, por isso.
Penso, logo existo.
Foi aprovado no processo seletivo, por isso ganhará uma viagem. 
e)  Explicativas: são as conjunções responsáveis por relacionar pensamentos em sequência justificativa, de tal modo que a segunda frase explica a primeira. São elas: que, porque, pois (antes do verbo),porquanto.
Ande logo, que estou atrasado.
Espere um pouco, porque não demoro. 



COORDENATIVAS
As conjunções coordenativas são dividas em cinco classes: 
a)  Aditivas: são responsáveis por relacionar pensamentos similares. São: e (une afirmações) e nem (une negações).
O movimento está completo por alunos e professores.
O candidato não veio, nem justificou sua ausência. 
b) Adversativas: são responsáveis por relacionar pensamentos contrastantes. A conjunção mais conhecida é mas, entretanto, há outras com valor adversativo que indicam uma concessão atenuada. A saber: porém, todavia, contudo, entretanto, no entanto.
Gosto de pizza, mas prefiro macarrão.
Quero muito ir contigo, entretanto, estou com medo de me precipitar. 
c)  Alternativas: são responsáveis por relacionar pensamentos que se excluem. As conjunções alternativas são: ou (repetido ou não), ora... oranemquer... querseja etc.
Ou você estuda, ou você trabalha.
Ora eu te queria, ora não queria. 
d) Conclusivas: as conjunções conclusivas têm a função de unir uma oração a outra com o objetivo de apresentar uma conclusão ou consequência. São elas: pois (após o verbo), assim, então, logo, portanto, por isso.
Penso, logo existo.
Foi aprovado no processo seletivo, por isso ganhará uma viagem. 
e)  Explicativas: são as conjunções responsáveis por relacionar pensamentos em sequência justificativa, de tal modo que a segunda frase explica a primeira. São elas: que, porque, pois (antes do verbo),porquanto.
Ande logo, que estou atrasado.
Espere um pouco, porque não demoro. 




SUBORDINATIVAS 
As conjunções subordinativas são classificadas em:
a)  Causais: as conjunções que subordinam uma oração a outra explicitando uma relação de causa com a oração a qual se subordina. São elas: que, porque, porquanto, como, já que, desde que, pois que, visto como, uma vez que etc.
Gosto de você porque me apaixonei. 
b) Concessivas: conjunções que se referem a um acontecimento contrário ao apresentado na oração principal. São elas: embora, mesmo que, ainda que, conquanto, posto que, se bem que, apesar de, mesmo quando etc.
Fui ao shopping, embora não me agradasse.
Todos votarão, apesar de não confiarem em nenhum candidato.
c) Condicionais: representam a condição sem a qual o fato da oração principal não se realiza. São elas:se, caso, contanto que, sem que, uma vez que, dado que, desde que, salvo se etc.
Irei ao show, se puder.
Se você não for aprovado, não viajará conosco.
d) Conformativas: representam conformidade em relação ao fato enunciado na primeira oração. São elas:conforme, como, segundo, consoante.
Segundo o autor, esse é o conceito a ser defendido.
O acerto trabalhista foi feito conforme o combinado. 
e)  Comparativas: apresentam uma comparação ou confronto de ideias entre orações. São elas: que, do que (relacionado a mais, menos, menor, maior, melhor, pior), qual (relacionado a tal), como (relacionado atal, tanto, tão, assim como, bem como), como se etc.
Suco de laranja é mais saboroso que suco de maçã.





Você foi como uma tempestade em minha vida.
f) Consecutivas: expressam uma ideia de consequência. São elas: que (relacionado com tal, tão, tanto, tamanho), de modo quede maneira que, de sorte que, de forma que.
Ele era tão alto, que podia alcançar as estrelas.
Quase ninguém vai ao teatro, de modo que o setor está em crise.
g) Finais: exprimem a finalidade dos fatos apresentados na oração principal. São elas: para que, a fim de que, porque, que etc.
Ela omitiu para que não fosse encontrada.
Expliquei todo o conteúdo a fim de que fossem bem na atividade. 
h)    Proporcionais: indicam proporção entre os fatos das orações (principal e subordinada). São elas: à medida que, à proporção que, ao passo que etc.
Quanto mais conheço as pessoas, mais amo meu cachorro.
Meu carinho cresce à medida que convivemos. 
i) Temporais: exprimem tempo e circunstância em relação à oração principal. São elas: quando, apenas, mal, até que, assim que, antes que, depois que, logo que, tanto que etc.
Mal sentou, já levantou.
Enquanto a professora explicava, Joãozinho fazia piadas. 
j)  Integrantes: a conjunção que é utilizada para afirmação certa e se é usada para afirmação incerta.
Percebi que alguém esteve aqui antes de nós.
Não vi se ele já saiu. 





Mais exercícios para treino.

1. Classifique as conjunções destacadas nas frases abaixo:

a) Hoje estou com um humor péssimo, 
porque briguei com mamãe.

b) 
Quando acordei, minha bolsa havia sumido.

c) 
Conforme eu já sabia, tirei nota baixa.

d) 
Ainda que eu sofra, não voltarei.

e) 
Caso você saia, feche a porta. 

f) Estudei o assunto, 
mas não entendi nada. 

g) Li 
reli o livro.

h) 
Ou você me engana ou não está maduro.

i) Não só se atrasou, 
mas também esqueceu  o trabalho de português.

j) 
À proporção que estuda, mais aprende.   


2. Em: “... ouviam-se amplos bocejos, fortes como o marulhar das ondas...” a partícula como expressa uma ideia de: 


a) causa 
b) explicação 
c) conclusão 
d) proporção 
e) comparação
3.  “Entrando na faculdade, procurarei emprego”, oração sublinhada pode indicar uma idéia de: 


a) concessão 
b) oposição 
c) condição 
d) lugar 
e) consequência 


4. Assinale a sequência de conjunções que estabelecem, entre as orações de cada item, uma correta relação de sentido. 

1. Correu demais, ... caiu. 
2. Dormiu mal, ... os sonhos não o deixaram em paz. 
3. A matéria perece, ... a alma é imortal. 
4. Leu o livro, ... é capaz de descrever as personagens com detalhes. 
5. Guarde seus pertences, ... podem servir mais tarde. 

a) porque, todavia, portanto, logo, entretanto 
b) por isso, porque, mas, portanto, que 
c) logo, porém, pois, porque, mas 
d) porém, pois, logo, todavia, porque 
e) entretanto, que, porque, pois, portanto 

5.  Reúna as três orações em um período composto por coordenação, usando conjunções adequadas. 

Os dias já eram quentes. 
A água do mar ainda estava fria. 
As praias permaneciam desertas. 


REVISÃO DE CONJUNÇÕES 9º

portalis-150
Colégio Municipal José Mendes de Andrade

Aluno (a): ________________________________Data:___/_____/14  
Disciplina:Língua Portuguesa  Docente: Elania Ferreira   

Atividade
01.  Reescreva as frases, completando-as com outras orações criadas por você, procurando formar períodos compostos, estabelecendo a relação indicada entre parênteses.

a-    Venha depressa, ...  (explicação)
_____________________________________________________________________

b-    Paulo está desempregado, ... (conclusão)
_____________________________________________________________________
c-    Eu sei que eu errei, ... (oposição)


d-   Os alunos __________ ficam quietos, ... (alternância)
_____________________________________________________________________

02.   Relacione as colunas:
a)  Tentou matar as formigas, mas não conseguiu.
b)  Ele não sabia se trabalhava ou se tentava matar as formigas.
c)  Ele queria ter uma casa e plantar uma horta.
d)  Era chamado de vadio, pois trabalhava pouco.
e)  Ele trabalhava pouco; logo era chamado de vadio.

(       ) relação de conclusão
(       ) relação de contraste, adversidade
(       ) relação de confirmação ou explicação
(       ) relação de alternância
(       ) relação de acréscimo.

04. Classifique as conjunções destacadas nas frases abaixo:

a) Hoje estou com um humor péssimo, porque briguei com mamãe._______________


b) Estudei o assunto, mas não entendi nada._________________________________

c) Li reli o livro._______________________________________________________

d) Ou você me engana ou não está maduro._________________________________

e) A aula não estava boa, por isso os alunos não prestaram atenção na aula._______________________________



05.  Una as orações coordenadas com as conjunções apropriadas.

a) Chegou ao local rápido. O suspeito acabara de fugir.

__________________________________________________________________________________________________________________________________________
b) Não vá à praia. A água está poluída.
__________________________________________________________________________________________________________________________________________

c) Venderei a moto. Comprarei um carro
__________________________________________________________________________________________________________________________________________

d) Estava preparado. Seria aprovado no concurso.
__________________________________________________________________________________________________________________________________________


                            Bom Estudo!! Profª Elania Ferreira

CONJUNÇÕES 9ANPº


portalis-150                    Colégio Municipal José Mendes de Andrade
                    Aluno (a):______________________________________________ Ano: 9º _____
                    Docente: Elania Silva Ferreira               Data: _____/_____/ 2015
                    Disciplina:__________________________________________________________

                                                      Questões sobre conjunção

1- Levando em conta os conhecimentos de que dispõe acerca das orações coordenadas, sublinhe a conjunção e classifique as orações que seguem:
a - Às  vezes censuramos os defeitos das outras pessoas, mas nos esquecemos dos nossos.___________
b - Não pude comparecer à aula, porque hoje não me senti muito bem._____________________________
c - Não compareci à festa de aniversário, no entanto pedi que entregassem o presente.________________
d - Admiro bastante meu melhor amigo, pois ele é muito generoso com as pessoas.___________________
e - Ora viajava com a família, ora viajava a trabalho.____________________________________________
2- (Tuiuti) Em: “Estudam, porém não trabalham”, a oração destacada é:
a – (  ) subordinada adverbial consecutiva
b – (  ) coordenada sindética adversativa
c – (  ) coordenada sindética conclusiva
d – (   ) subordinada substantiva predicativa
e – (   ) n. d. a
3- Classifique as orações coordenadas segundo o código expresso abaixo:


(   ) Preparou-se muito bem para a avaliação, logo obterá um ótimo resultado.
(   ) Márcia é alegre e bastante extrovertida.
(   ) Ora estuda, ora trabalha na empresa comandada pela própria família.
(   ) Não pôde comparecer à festa, porque não estava se sentindo muito bem.
(   ) Não compareceu à reunião, porém tratou logo de enviar as devidas justificativas.
(1) Oração coordenada sindética adversativa
(2) Oração coordenada sindética aditiva
(3) Oração coordenada sindética explicativa
(4) Oração coordenada sindética alternativa
(5) Oração coordenada sindética conclusiva





4- (UFSM) – Assinale a sequência de conjunções que estabelecem, entre as orações de cada item, uma correta relação de sentido.
1. Correu demais, ... caiu.
2. Dormiu mal, ... os sonhos não o deixaram em paz.
3. A matéria perece, ... a alma é imortal.
4. Leu o livro, ... é capaz de descrever as personagens com detalhes.
5. Guarde seus pertences, ... podem servir mais tarde.
a) porque, todavia, portanto, logo, entretanto
b) por isso, porque, mas, portanto, que
c) logo, porém, pois, porque, mas
d) porém, pois, logo, todavia, porque
e) entretanto, que, porque, pois, portanto
5-   Classifique as orações sublinhadas:explicativa, conclusiva,adversativa,alternativa, aditiva.
1-Não veio nem telefonou.

2-A estrada era perigosa, entretanto todos queriam visitá-la.

3-Ora chama pela mãeora procura o pai.

4-Esse garoto não estuda nem trabalha.

5-Argumentou durante duas horas, mas não convenceu.

6-Falta carne no mercado, portanto conheça a comida vegetariana.

7-Nesse particular, você tem razão, contudo não me convenceu.

8-Vivia zombando de todos; logo, não merecia complacência.

9-Conseguiu a aprovação, pois estudou como nunca fizera antes.

10-Não só reclamava da escola, mas também atazanava os colegas.

11-Vou sair, que aqui está muito abafado.

12-Ele caminhava apressadamente, pois estava atrasado.

13-Estude, ou não sairá nesse sábado.

14-Estive à sua procura, mas não o encontrei.

15-Sempre foi muito estudioso, no entanto não se adaptava à nova escola.

16-Faça tudo o que quiser fazer, porém seja consciente de seus atos.

17-Simão não era rico nem pobre.

18-A juventude atual ora reclama, ora atrapalha.

19-Estudou como nunca fizera antes, por isso conseguiu a aprovação.

20-Adilson foi ao trabalho a pé e voltou de automóvel.

21-O Vasco é o melhor time do Brasil hoje em dia, por isso está na final do campeonato.

22-O relógio é de ouro; não enferruja, pois.

23-Estudou não somente Português, como também Geografia.

24-O relógio não enferruja, pois é de ouro.

25- A babá ora acariciava o bebê, ora beliscava-o.