- Leia abaixo um trecho da
crônica “A SOLIDÃO AMIGA” de Rubem Alves e responda as questões seguintes:
A solidão amiga
A noite chegou, o trabalho
acabou, é hora de voltar para casa. Lar, doce
lar? Mas a casa está escura, a televisão apagada e tudo é silêncio. Ninguém para abrir
a porta, ninguém à espera. Você está só. Vem a tristeza da solidão...
O que mais você deseja é não estar em solidão... Mas deixa que
eu lhe diga: sua tristeza não vem da solidão. Vem das fantasias
que surgem na solidão. Lembro-mede um jovem que
amava a solidão: ficar sozinho, ler, ouvir, música... Assim, aos sábados,
ele se preparava para uma noite de solidão
feliz. Mas bastava que ele se assentasse para que as fantasias
surgissem. Cenas. De um lado, amigos em festas
felizes, em meio ao falatório, os risos, a
cervejinha. Aí a cena se alterava: ele, sozinho naquela sala. Com certeza
ninguém estava se lembrando dele. Naquela festa feliz, quem se
lembraria dele? E aí a tristeza entrava e ele não mais podia curtir
a sua amiga solidão. O remédio era sair, encontrar-se com a
turma para encontrar a alegria da festa.
Vestia-se, saía, ia para a festa... Mas na festa
ele percebia que festas reais não são iguais às festas
imaginadas. Era um desencontro, uma impossibilidade de compartilhar
as coisas da sua solidão... A noite estava perdida.
1. Na expressão “encontrar-se com a
turma”, se turma fosse substituída por amigos, a
palavra com sofreria alguma alteração? Por quê?
2. As palavras usadas destacadas
no texto têm o papel de ligar duas outras palavras entre si. São chamadas de preposição.
Liste as
preposições empregadas no texto.
3. Associe as preposições em
destaque com as ideias por elas expressas.
( ) “...voltar para casa.”
( 1 ) finalidade
( ) “Ninguém para abrir
a porta,...” ( 2 ) lugar
( ) “...amigos em festas
felizes...” ( 3 )
origem, procedência
( ) “Vem das fantasias...”
( 4 ) companhia
( )
“...encontrar-se com a turma...”
4. Observe o papel da preposição
nesta frase retirada de um anúncio publicitário.
“O LAZER QUE VOCÊ QUERIA, SEM
SAIR DE CASA.”
Complete:
A palavra sem cumpre
o papel de ligar o verbo queria ao verbo_______________,
especificando o modo de se obter lazer. Já palavra _____ liga o verbo sair à
palavra _______ expressando a ideia de ___________.
5. As preposições ao
ligarem palavras ou orações estabelecem determinados valores semânticos, isto
é, determinados sentidos que são definidos pelo contexto.
Observe os exemplos abaixo
retirados do texto:
“...é hora de voltar para casa”
“ ... se preparava para uma noite de solidão feliz...”
No primeiro caso, a preposição para relaciona
as palavras voltar e casa indicando uma ideia
de lugar. Já no segundo caso, a preposição para relaciona
as palavras preparava e uma noite, explicitando a ideia
de finalidade.
Identifique os valores assumidos pelas
preposições nas frases abaixo.
a. Vou à escola todos os dias.
b. A biblioteca fica a duas
quadras da minha casa.
c. Gostaria de ir com você ao
cinema
d. A árvore foi cortada com um
machado antigo.
e. O avião veio de Fortaleza.
f. A criança estava tremendo de medo.
g. O professor estará aqui em dez
minutos.
h. As lojas foram decoradas para o
Natal.
i. Os professores viajaram para São
Paulo
- Leia abaixo um trecho da
crônica “A SOLIDÃO AMIGA” de Rubem Alves e responda as questões seguintes:
A solidão amiga
A noite chegou, o trabalho
acabou, é hora de voltar para casa. Lar, doce
lar? Mas a casa está escura, a televisão apagada e tudo é silêncio. Ninguém para abrir
a porta, ninguém à espera. Você está só. Vem a tristeza da solidão...
O que mais você deseja é não estar em solidão... Mas deixa que
eu lhe diga: sua tristeza não vem da solidão. Vem das fantasias
que surgem na solidão. Lembro-mede um jovem que
amava a solidão: ficar sozinho, ler, ouvir, música... Assim, aos sábados,
ele se preparava para uma noite de solidão
feliz. Mas bastava que ele se assentasse para que as fantasias
surgissem. Cenas. De um lado, amigos em festas
felizes, em meio ao falatório, os risos, a
cervejinha. Aí a cena se alterava: ele, sozinho naquela sala. Com certeza
ninguém estava se lembrando dele. Naquela festa feliz, quem se
lembraria dele? E aí a tristeza entrava e ele não mais podia curtir
a sua amiga solidão. O remédio era sair, encontrar-se com a
turma para encontrar a alegria da festa.
Vestia-se, saía, ia para a festa... Mas na festa
ele percebia que festas reais não são iguais às festas
imaginadas. Era um desencontro, uma impossibilidade de compartilhar
as coisas da sua solidão... A noite estava perdida.
1. Na expressão “encontrar-se com a
turma”, se turma fosse substituída por amigos, a
palavra com sofreria alguma alteração? Por quê?
2. As palavras usadas destacadas
no texto têm o papel de ligar duas outras palavras entre si. São chamadas de preposição.
Liste as
preposições empregadas no texto.
3. Associe as preposições em
destaque com as ideias por elas expressas.
( ) “...voltar para casa.”
( 1 ) finalidade
( ) “Ninguém para abrir
a porta,...” ( 2 ) lugar
( ) “...amigos em festas
felizes...” ( 3 )
origem, procedência
( ) “Vem das fantasias...”
( 4 ) companhia
( )
“...encontrar-se com a turma...”
4. Observe o papel da preposição
nesta frase retirada de um anúncio publicitário.
“O LAZER QUE VOCÊ QUERIA, SEM
SAIR DE CASA.”
Complete:
A palavra sem cumpre
o papel de ligar o verbo queria ao verbo_______________,
especificando o modo de se obter lazer. Já palavra _____ liga o verbo sair à
palavra _______ expressando a ideia de ___________.
5. As preposições ao
ligarem palavras ou orações estabelecem determinados valores semânticos, isto
é, determinados sentidos que são definidos pelo contexto.
Observe os exemplos abaixo
retirados do texto:
“...é hora de voltar para casa”
“ ... se preparava para uma noite de solidão feliz...”
No primeiro caso, a preposição para relaciona
as palavras voltar e casa indicando uma ideia
de lugar. Já no segundo caso, a preposição para relaciona
as palavras preparava e uma noite, explicitando a ideia
de finalidade.
Identifique os valores assumidos pelas
preposições nas frases abaixo.
a. Vou à escola todos os dias.
b. A biblioteca fica a duas
quadras da minha casa.
c. Gostaria de ir com você ao
cinema
d. A árvore foi cortada com um
machado antigo.
e. O avião veio de Fortaleza.
f. A criança estava tremendo de medo.
g. O professor estará aqui em dez
minutos.
h. As lojas foram decoradas para o
Natal.
i. Os professores viajaram para São
Paulo
- Leia abaixo um trecho da
crônica “A SOLIDÃO AMIGA” de Rubem Alves e responda as questões seguintes:
A solidão amiga
A noite chegou, o trabalho
acabou, é hora de voltar para casa. Lar, doce
lar? Mas a casa está escura, a televisão apagada e tudo é silêncio. Ninguém para abrir
a porta, ninguém à espera. Você está só. Vem a tristeza da solidão...
O que mais você deseja é não estar em solidão... Mas deixa que
eu lhe diga: sua tristeza não vem da solidão. Vem das fantasias
que surgem na solidão. Lembro-mede um jovem que
amava a solidão: ficar sozinho, ler, ouvir, música... Assim, aos sábados,
ele se preparava para uma noite de solidão
feliz. Mas bastava que ele se assentasse para que as fantasias
surgissem. Cenas. De um lado, amigos em festas
felizes, em meio ao falatório, os risos, a
cervejinha. Aí a cena se alterava: ele, sozinho naquela sala. Com certeza
ninguém estava se lembrando dele. Naquela festa feliz, quem se
lembraria dele? E aí a tristeza entrava e ele não mais podia curtir
a sua amiga solidão. O remédio era sair, encontrar-se com a
turma para encontrar a alegria da festa.
Vestia-se, saía, ia para a festa... Mas na festa
ele percebia que festas reais não são iguais às festas
imaginadas. Era um desencontro, uma impossibilidade de compartilhar
as coisas da sua solidão... A noite estava perdida.
1. Na expressão “encontrar-se com a
turma”, se turma fosse substituída por amigos, a
palavra com sofreria alguma alteração? Por quê?
2. As palavras usadas destacadas
no texto têm o papel de ligar duas outras palavras entre si. São chamadas de preposição.
Liste as
preposições empregadas no texto.
3. Associe as preposições em
destaque com as ideias por elas expressas.
( ) “...voltar para casa.”
( 1 ) finalidade
( ) “Ninguém para abrir
a porta,...” ( 2 ) lugar
( ) “...amigos em festas
felizes...” ( 3 )
origem, procedência
( ) “Vem das fantasias...”
( 4 ) companhia
( )
“...encontrar-se com a turma...”
4. Observe o papel da preposição
nesta frase retirada de um anúncio publicitário.
“O LAZER QUE VOCÊ QUERIA, SEM
SAIR DE CASA.”
Complete:
A palavra sem cumpre
o papel de ligar o verbo queria ao verbo_______________,
especificando o modo de se obter lazer. Já palavra _____ liga o verbo sair à
palavra _______ expressando a ideia de ___________.
5. As preposições ao
ligarem palavras ou orações estabelecem determinados valores semânticos, isto
é, determinados sentidos que são definidos pelo contexto.
Observe os exemplos abaixo
retirados do texto:
“...é hora de voltar para casa”
“ ... se preparava para uma noite de solidão feliz...”
No primeiro caso, a preposição para relaciona
as palavras voltar e casa indicando uma ideia
de lugar. Já no segundo caso, a preposição para relaciona
as palavras preparava e uma noite, explicitando a ideia
de finalidade.
Identifique os valores assumidos pelas
preposições nas frases abaixo.
a. Vou à escola todos os dias.
b. A biblioteca fica a duas
quadras da minha casa.
c. Gostaria de ir com você ao
cinema
d. A árvore foi cortada com um
machado antigo.
e. O avião veio de Fortaleza.
f. A criança estava tremendo de medo.
g. O professor estará aqui em dez
minutos.
h. As lojas foram decoradas para o
Natal.
i. Os professores viajaram para São
Paulo
Tem que colocar as respostas tbm ai pow! kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
ResponderExcluir