Páginas

terça-feira, 8 de setembro de 2015

VOZES DO VERBO (8º C ANO)

O conceito de voz verbal está relacionado com critérios semânticos, ou seja, para determinar a voz é necessário saber quem realiza a ação verbal: se o sujeito (caso de voz ativa) ou se o agente da passiva (caso de voz passiva). 

Voz ativa
Meu pai leu o jornal .
(Meu pai é o sujeito agente - aquele que faz a ação - ler o jornal.)

Voz passiva
O jornal foi lido pelo meu pai.
O jornal é Sujeito paciente - aquele que recebeu a ação - nesse caso, a ação é produzida pelo agente da passiva que é meu pai.)

Voz passiva analítica - 
é formada com o auxílio de um verbo auxiliar conjugado seguido de um verbo transitivo direto ou transitivo direto e  indireto no particípio.

Esta questão foi anulada pela banca examinadora.

Voz passiva Sintética- é formada com um verbo transitivo direto ou transitivo direto e  indireto na 3a. pessoa do singular ou plural + pronome apassivador se.

Anulou-se a questão.
(verbo na 3a. pessoa do singular + Partícula apassivadora)

Voz reflexiva
Meu pai barbeou-se pela manhã.
(Meu pai é sujeito agente, mas também paciente, pois faz a ação de barbear-se e ficar barbeado.)

Voz reflexiva recíproca
Os meus pais beijaram-se amorosamente.
(Os meus pais produziram a ação mutuamente. Nesse caso, o pronome oblíquo se equivale a um ao outro.)

Agente da passiva  é o termo que, na voz passiva analítica, pratica a ação expressa pelo verbo. É um termo obrigatoriamente regido por preposição.
Muitos livros foram doados pela população.
Muitos livros - sujeito paciente. A população - agente da passiva.)




Nenhum comentário:

Postar um comentário