MOMENTO ORTOGRÁFICO
MAS e MAIS
MAS indica sempre uma contradição em relação a
algo anterior e pode ser substituído por PORÉM.
MAIS indica intensidade de algum
termo que ele acompanha.
MAU e MAL
MAU- para escrever mau deve-se substituir por BOM,
por que amos funcionam como adjetivos.
MAL- pode ser substituído por BEM.
Noções de ortografia
Emprego do uso dos porquês
Por que:
Por
+ advérbio interrogativo QUE: usado
em perguntas diretas e indiretas. Fica subtendida a palavra motivo.
Ex.: Por que a biblioteca está fechada? (motivo)
Por + pronome relativo QUE; equivale
pronome pelo
qual e suas variações.
Ex.: Sucesso por que lutamos está próximo. (pelo qual)
Ex: O motivo por que estou triste foi a sua indiferência. (pelo qual)
Por
+ conjunções subordinativas integrantes QUE: indica
oração subordinada substantiva.
Ex.: Ele estava aflito por que as aulas terminassem. (oração subordinada substantiva completiva
nominal)
Porque: Usado em resposta (frases declarativas) pode ser trocadas por “pois”.
Ex.: Ficaremos aqui porque ele precisa de nossa ajuda. (pois)
Por
quê: Usados em frases finais.
Ex.: Você não gostou do filme por quê?
Porquê: Funciona
como substantivo, em geral, aparece
precedido do artigo ou pronome.
Ex.: Eu desconheço o porquê de sua atitude.
Mas/Mais:
Mas:
conjunção adversativa, mas equivale a , entretanto, porém e contudo.
Ex.: Sabíamos de tudo, mas não
queríamos falar.
Ex: Todos queríamos muito viajar, mas não
tínhamos dinheiro.
Mais:
pronome ou advérbio de intensidade mais é o oposto de menos.
Ex.: A moça de branco foi quem mais perguntou.
Estou mais cansado hoje do que ontem.
Onde/Aonde
Emprega-se
aonde com verbos que não dão idéia de movimento e indicam direção. Equivale a
para onde.
Ex.: Aonde você vai com tanta pressa?
Emprega-se
com verbos que não dão idéia de movimento.
Equivale
a em que lugar.
Ex.: Onde estão
os meninos?
A fim/Afins
é adjetivo significa “igual” ou “semelhante”.
A
fim faz parte da locução a fim de que, significa para e indica idéia de
finalidade.
Ex.: Possuem temperamentos afins. (semelhante)
Ex.: A fim de nos enganar, ele tentou várias histórias. (para finalidade).
Há / A
Empregamos
Há (verbo haver) para indicar tempo passado (equivale a faz).
Ex.: Há dois
meses que ele não parece Ele chegou da Europa há um ano.
Empregamos
a (preposição) para indicar tempo futuro.
Ex.: Daqui a dois
meses ele aparecerá.
Empregamos
a (preposição) para indicar distância.
Ex.: A peixaria fica a dez
quilômetros daqui.
Mau/Mal
Mau
é adjetivo,
seu antônimo é bom.
Escolheu um mau momento.
Mal
Pode
ser:
a)
Advérbio de modo (antônimo de bem)
Ex: Ele passou mal.
b)
Conjunção temporal (equivale a assim que)
Ex: Mal chegou, já saiu.
c)
Substantivo (quando precedido de artigo ou de outro determinante)
Ex: O mal não tem remédio.
Ex: Ele foi atacado por um mal
incurável.
Cessão/Sessão/Secção/Seção
é o
ato de ceder, de dar.
Ex:Ele fez a cessão de seus direitos autorais.
Sessão é
o intervalo de tempo que dura uma reunião, uma assembléia.
Ex:Assistimos a uma sessão de cinema.
Ex:Reuniram-se em sessão extraordinária.
Seção(secção) é
uma parte,um segmento ou uma subdivisão de um todo.
Ex:Lemos a notícia na seção de esportes.
Ex:Vou a seção de brinquedos.
Exercícios 01
Assinale
a opção que preencha corretamente as lacunas:
_______muitos erram a grafia do
________? _______não há lógica no seu uso.
a) por quê, por quê, por que
b) porquê, por quê, por que
c) porquê, por que, por quê
d) por que, porquê, por que
e) por que, porque, por quê
Preencha as lacunas abaixo e assinale, depois, a
alternativa que corresponde às formas convenientes: _______esperança jamais_________de
acabar, enquanto você tiver força para vencer________decepções, energia para
superar________dificuldades______ _______que todos estamos sujeitos.
a) a,há,as,as,a
b) à,há,as,as,à
c) a,há,as,ás,a
d) a,a ,as,as,a
e) a,há,às,as,a
Preencha
as lacunas com os seguintes padrões ortográficos seção, sessão, cessão, secção,
mais, mas, afim, a fim:
Li a notícia na________de esportes do
jornal de meu bairro, que os diretores do time Paulista Samba e Reggae F.C,
reuniram-se em _______extraordinária, para discutir uma futura contratação de
um novo goleiro para a equipe._______de fortalecer o time para os jogos
regionais, _______alguns diretores são contrários a está idéia, por motivo de
dificuldades financeiras que o clube passa na presente data.
Complete com MAS ou MAIS:
“Ele chegou.....................cedo do que de costume.......................eu não estava preparada naquela hora. Tive que juntar...................coragem para preparar tudo. Depois de passada a aflição, decidi não ficar...........................trabalhando naquele lugar. Foi a .......................sábia decisão, ........................espero não me arrepender”.
“Eu não quero....................que você me ajude.......................pode ficar se quiser. O que....................me chateou foi a sua grosseria,..........................eu espero que se arrependa e não machuque nunca ..................ninguém”.
Analise as orações abaixo e marque certo (C) ou errado (E) em relação ao uso de MAS e MAIS:
( ) Eugênio não mora mais na mesma casa.
( ) Todos estavam certos, mais eu não quero admitir.
( ) Os funcionários chegaram bem mais cedo do que de costume.
( ) Não houve reclamações, mas você não se convenceu.
( ) O livro é bom,mas em alguns capítulos fica monótono.
( ) Ele não quer mas que você o acompanhe.
( ) meu irmão é bem mais forte do que eu.
3- Use MAU ou MAL nas frases abaixo:
Durante a avaliação, o rapaz obteve um .........................resultado.
Ele agiu muito....................ao falar.....................de nós,
agora sei que ele é um .....................-caráter.
Um...................prefeito traz um.....................muito grande à cidade.
Ser..................é fácil, ser bom é que é difícil.
Quem vive de................humor não vive feliz com a vida.
Ela teve um..................momento durante aquela viagem,
por isso.................chegou já quis ir embora.
4- Marque as frases em que o emprego do MAU e MAL estão corretas.
( ) Água contaminada faz mau a saúde.
( ) Ele não quis fazer mal a ninguém.
( ) O importante é que ele não é mau aluno.
( ) Não há mal que não seja vencido.
( ) Ele agiu mau não socorrendo à vítima.
( ) Assistimos a um mau jogo.
5- Empregue mal ou mau nas lacunas a seguir.
1) Evita o __________ preceder pois não se
deve proceder ___________.
2) Quem dá um __________ conselho é um ________
amigo e só deseja__________ aos outros.
3) ___________ a chuva começou, os __________ amigos
o abandonaram na rua.
4) Esse caso está ___________ contado.
5) De quem sempre foi __________ espera-se todo__________.
6) Ele sempre foi____________ pagador.
7) O __________ - me - quer é uma flor bastante perfumada.
8) Ele dirige _________ pois é_________ motorista.
9) ___________ chegaram de viagem, começaram a
fazer __________ aos outros.
10) Por ser_____________ -caráter, procedia _____________ .
11) _______________ chegou, provocou confusão.
12) Era muito ____________ educado.
13) Tinha ____________ temperamento.
14) Sentiu-se um profundo ____________ - estar .
15) Trabalhava _________________ .
16) Sentiu-se ____________ com o ___________ resultado.
17) O ___________ atrai o ___________ .
18) Passou a ficar ____________ visto no trabalho.
19) Escreve ______________ porque tem ______________hábito.
Nenhum comentário:
Postar um comentário