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sábado, 19 de julho de 2014

Momento Ortográfico ( 7º , 8º e 9º anos)

MOMENTO ORTOGRÁFICO

MAS e MAIS

MAS indica sempre uma contradição em relação a algo anterior e pode ser substituído por PORÉM.
MAIS indica intensidade de algum termo que ele acompanha.

MAU e MAL

MAU- para escrever mau deve-se substituir por BOM, por que amos funcionam como adjetivos.
MAL- pode ser substituído por BEM.


Noções de ortografia



 Emprego do uso dos porquês



Por que:



Por + advérbio interrogativo QUE: usado em perguntas diretas e indiretas. Fica subtendida a palavra motivo.



Ex.: Por que a biblioteca está fechada? (motivo)



Por + pronome relativo QUE; equivale pronome pelo qual e suas variações.



Ex.: Sucesso por que lutamos está próximo. (pelo qual)



Ex: O motivo por que estou triste foi a sua indiferência. (pelo qual)



Por + conjunções subordinativas integrantes QUE: indica oração subordinada substantiva.



Ex.: Ele estava aflito por que as aulas terminassem. (oração subordinada substantiva completiva nominal)



Porque: Usado em resposta (frases declarativas) pode ser trocadas por “pois”.



Ex.: Ficaremos aqui porque ele precisa de nossa ajuda. (pois)



Por quê: Usados em frases finais.



Ex.: Você não gostou do filme por quê?



Porquê: Funciona como substantivo, em geral, aparece precedido do artigo ou pronome.



Ex.: Eu desconheço o porquê de sua atitude.



Mas/Mais:



Mas: conjunção adversativa, mas equivale a , entretanto, porém e contudo.



Ex.: Sabíamos de tudo, mas não queríamos falar.



Ex: Todos queríamos muito viajar, mas não tínhamos dinheiro.



Mais: pronome ou advérbio de intensidade mais é o oposto de menos.



Ex.: A moça de branco foi quem mais perguntou.



Estou mais cansado hoje do que ontem.



Onde/Aonde



Emprega-se aonde com verbos que não dão idéia de movimento e indicam direção. Equivale a para onde.



Ex.: Aonde você vai com tanta pressa?



Emprega-se com verbos que não dão idéia de movimento.



Equivale a em que lugar.



Ex.: Onde estão os meninos?



A fim/Afins



é adjetivo significa “igual” ou “semelhante”.



A fim faz parte da locução a fim de que, significa para e indica idéia de finalidade.



Ex.: Possuem temperamentos afins. (semelhante)



Ex.: A fim de nos enganar, ele tentou várias histórias. (para finalidade).



Há / A



Empregamos Há (verbo haver) para indicar tempo passado (equivale a faz).



Ex.:  dois meses que ele não parece Ele chegou da Europa há um ano.



Empregamos a (preposição) para indicar tempo futuro.



Ex.: Daqui a dois meses ele aparecerá.



Empregamos a (preposição) para indicar distância.



Ex.: A peixaria fica a dez quilômetros daqui.



Mau/Mal



Mau



é adjetivo, seu antônimo é bom.



Escolheu um mau momento.



Mal



Pode ser:



a) Advérbio de modo (antônimo de bem)



Ex: Ele passou mal.



b) Conjunção temporal (equivale a assim que)



Ex: Mal chegou, já saiu.



c) Substantivo (quando precedido de artigo ou de outro determinante)



Ex: O mal não tem remédio.



Ex: Ele foi atacado por um mal incurável.



Cessão/Sessão/Secção/Seção



é o ato de ceder, de dar.



Ex:Ele fez a cessão de seus direitos autorais.



Sessão é o intervalo de tempo que dura uma reunião, uma assembléia.



Ex:Assistimos a uma sessão de cinema.



Ex:Reuniram-se em sessão extraordinária.



Seção(secção) é uma parte,um segmento ou uma subdivisão de um todo.



Ex:Lemos a notícia na seção de esportes.



Ex:Vou a seção de brinquedos.



 Exercícios 01



Assinale a opção que preencha corretamente as lacunas:



_______muitos erram a grafia do ________? _______não há lógica no seu uso.



a) por quê, por quê, por que



b) porquê, por quê, por que



c) porquê, por que, por quê



d) por que, porquê, por que



e) por que, porque, por quê



 Preencha as lacunas abaixo e assinale, depois, a alternativa que corresponde às formas convenientes: _______esperança jamais_________de acabar, enquanto você tiver força para vencer________decepções, energia para superar________dificuldades______ _______que todos estamos sujeitos.



a) a,há,as,as,a



b) à,há,as,as,à



c) a,há,as,ás,a



d) a,a ,as,as,a



e) a,há,às,as,a



Preencha as lacunas com os seguintes padrões ortográficos seção, sessão, cessão, secção, mais, mas, afim, a fim:



Li a notícia na________de esportes do jornal de meu bairro, que os diretores do time Paulista Samba e Reggae F.C, reuniram-se em _______extraordinária, para discutir uma futura contratação de um novo goleiro para a equipe._______de fortalecer o time para os jogos regionais, _______alguns diretores são contrários a está idéia, por motivo de dificuldades financeiras que o clube passa na presente data.


 ATIVIDADES 02

Complete com MAS ou MAIS:

“Ele chegou.....................cedo do que de costume.......................eu não estava preparada naquela hora. Tive que juntar...................coragem para preparar tudo. Depois de passada a aflição, decidi não ficar...........................trabalhando naquele lugar. Foi a .......................sábia decisão, ........................espero não me arrepender”.

“Eu não quero....................que você me ajude.......................pode ficar se quiser. O que....................me chateou foi a sua grosseria,..........................eu espero que se arrependa e não machuque nunca ..................ninguém”.

Analise as orações abaixo e marque certo (C) ou errado (E) em relação ao uso de MAS e MAIS:

(           ) Eugênio não mora mais na mesma casa.
(           ) Todos estavam certos, mais eu não quero admitir.
(           ) Os funcionários chegaram bem mais cedo do que de costume.
(           ) Não houve reclamações, mas você não se convenceu.
(           ) O livro é bom,mas em alguns capítulos fica monótono.
(           ) Ele não quer mas que você o acompanhe.
(           ) meu irmão é bem mais forte do que eu.

3-    Use MAU ou MAL nas frases abaixo:

Durante a avaliação, o rapaz obteve um .........................resultado.
Ele agiu muito....................ao falar.....................de nós, 
agora sei que ele é um .....................-caráter.
Um...................prefeito traz um.....................muito grande à cidade.
Ser..................é fácil, ser bom é que é difícil.
Quem vive de................humor não vive feliz com a vida.
Ela teve um..................momento durante aquela viagem,
por isso.................chegou já quis ir embora.

4-    Marque as frases em que o emprego do MAU e MAL estão corretas.

(           ) Água contaminada faz mau a saúde.
(           ) Ele não quis fazer mal a ninguém.
(           ) O importante é que ele não é mau aluno.
(           ) Não há mal que não seja vencido.
(           ) Ele agiu mau não socorrendo à vítima.
(           ) Assistimos a um mau jogo.

5-  Empregue mal ou mau nas lacunas a seguir.   

1)      Evita o __________ preceder pois não se 
deve proceder ___________
2)      Quem dá um __________ conselho é um ________ 
amigo e só deseja__________ aos outros.  
3)      ___________ a chuva começou, os __________ amigos 
o abandonaram na rua.
4)      Esse caso está ___________ contado. 
5)      De quem sempre foi __________ espera-se todo__________
6)      Ele sempre foi____________ pagador. 
7)      O __________ - me - quer  é uma flor bastante perfumada. 
8)      Ele dirige _________ pois é_________ motorista. 
9)      ___________ chegaram de viagem, começaram a 
fazer __________ aos outros.
10)      Por ser_____________ -caráter, procedia _____________ .
11)      _______________  chegou, provocou confusão.
12)      Era muito ____________ educado. 
13)      Tinha ____________ temperamento. 
14)      Sentiu-se um profundo ____________    - estar . 
15)      Trabalhava _________________ . 
16)      Sentiu-se ____________ com o ___________  resultado. 
17)      O ___________ atrai o ___________ . 
18)      Passou a ficar ____________ visto no trabalho. 
19)     Escreve ______________ porque tem ______________hábito.

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