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sábado, 19 de julho de 2014

Planejamento e escrita da crônica 9º ano B


Atividades
 1. Instigue os alunos a pensar em como trazer a vida retratada na foto para a crônica.
 2. Peça a cada aluno que faça um esboço da crônica que irá escrever com base na foto tirada por ele.
 Foco narrativo (autor-observador ou autor-personagem).
 Personagens.
 Tom da narrativa (humorístico, irônico, lírico, crítico).
 Enredo (o elemento surpresa, que pode ser tanto uma personagem quanto a descoberta de uma situação inusitada).
 Espaço (em que parte da cidade, em que cenário, ocorreu a situação).
 Tempo (lembre que a crônica se passa em um curto espaço de tempo – minutos, horas).
 Desfecho: pode ser aberto, conclusivo, surpreendente. No desfecho aberto o leitor é instigado a pensar, criar sua solução, dar continuidade à narrativa, os leitores viram coautores da história.

É a hora de cada aluno se voltar para o próprio texto.
Reescrita Inicial:
Atividades
 1. Proponha a eles que leiam, olhem novamente para a crônica que escreveram, agora com olhar crítico. O “Roteiro para a revisão da crônica” poderá orientá-los nesse aprimoramento.

 Roteiro para a revisão da crônica
 O cenário da crônica reflete o lugar onde você vive?
 Ela cumpre o objetivo a que se propõe: emocionar, divertir, provocar reflexão, enredar o leitor?
 E o episódio escolhido, como é tratado pelo autor? Há um modo peculiar de dizer?
 Organiza a narrativa em primeira ou terceira pessoa?
 As marcas de tempo e lugar que revelam fatos cotidianos estão presentes?
 Que tom o autor usa ao escrever: irônico, humorístico, lírico, crítico?
 Utiliza uma linguagem simples, espontânea, quase uma conversa informal com o leitor?
 O enredo da crônica está bem desenvolvido, coerente? Há uma unidade de ação?
 No desenrolar do texto, as características da narrativa (personagem, cenário, tempo, elemento surpresa ou conflito e desfecho) estão presentes?
 Faz uso de verbos de dizer?
 Os diálogos das personagens são pontuados corretamente?
 Há alguma palavra que não está escrita corretamente, frases incompletas, erros gramaticais, ortográficos? E a pontuação está correta?
 O título mobiliza o leitor para leitura?
2. Peça aos alunos que assinalem no texto tudo o que pretendem modificar.
 3. Fique atento, pois alguns alunos vão precisar de atenção especial para o aprimoramento do texto. Nesse caso, sente-se ao lado dele e faça algumas perguntas, leia o texto em voz alta para que ele perceba o que não ficou claro, onde estão os problemas.
 4. Também, sempre que possível, prepare um bilhete com observações individualizadas, que orientem os alunos a rever e aperfeiçoar o texto. Encoraje os alunos a superar mais esse desafio

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