Atividades
1. Instigue os alunos
a pensar em como trazer a vida retratada na foto para a crônica.
2. Peça a cada aluno
que faça um esboço da crônica que irá escrever com base na foto tirada por ele.
Foco narrativo
(autor-observador ou autor-personagem).
Personagens.
Tom da narrativa
(humorístico, irônico, lírico, crítico).
Enredo (o elemento
surpresa, que pode ser tanto uma personagem quanto a descoberta de uma situação
inusitada).
Espaço (em que parte
da cidade, em que cenário, ocorreu a situação).
Tempo (lembre que a
crônica se passa em um curto espaço de tempo – minutos, horas).
Desfecho: pode ser
aberto, conclusivo, surpreendente. No desfecho aberto o leitor é instigado a
pensar, criar sua solução, dar continuidade à narrativa, os leitores viram
coautores da história.
É a hora de cada
aluno se voltar para o próprio texto.
Reescrita Inicial:
Atividades
1. Proponha a eles
que leiam, olhem novamente para a crônica que escreveram, agora com olhar crítico.
O “Roteiro para a revisão da crônica” poderá orientá-los nesse aprimoramento.
Roteiro para a revisão
da crônica
O cenário da crônica
reflete o lugar onde você vive?
Ela cumpre o objetivo
a que se propõe: emocionar, divertir, provocar reflexão, enredar o leitor?
E o episódio
escolhido, como é tratado pelo autor? Há um modo peculiar de dizer?
Organiza a narrativa
em primeira ou terceira pessoa?
As marcas de tempo e
lugar que revelam fatos cotidianos estão presentes?
Que tom o autor usa
ao escrever: irônico, humorístico, lírico, crítico?
Utiliza uma linguagem
simples, espontânea, quase uma conversa informal com o leitor?
O enredo da crônica
está bem desenvolvido, coerente? Há uma unidade de ação?
No desenrolar do texto,
as características da narrativa (personagem, cenário, tempo, elemento surpresa
ou conflito e desfecho) estão presentes?
Faz uso de verbos de
dizer?
Os diálogos das
personagens são pontuados corretamente?
Há alguma palavra que
não está escrita corretamente, frases incompletas, erros gramaticais, ortográficos?
E a pontuação está correta?
O título mobiliza o
leitor para leitura?
2. Peça aos alunos que assinalem no texto tudo o que
pretendem modificar.
3. Fique atento, pois
alguns alunos vão precisar de atenção especial para o aprimoramento do texto.
Nesse caso, sente-se ao lado dele e faça algumas perguntas, leia o texto em voz
alta para que ele perceba o que não ficou claro, onde estão os problemas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário