COORDENATIVAS
As conjunções
coordenativas são dividas em cinco classes:
a) Aditivas: são responsáveis por relacionar pensamentos
similares. São: e (une afirmações) e nem (une
negações).
O movimento está completo por
alunos e professores.
O candidato não veio, nem justificou sua ausência.
O candidato não veio, nem justificou sua ausência.
b) Adversativas: são responsáveis por relacionar pensamentos
contrastantes. A conjunção mais conhecida é mas, entretanto, há
outras com valor adversativo que indicam uma concessão atenuada. A saber: porém,
todavia, contudo, entretanto, no entanto.
Gosto de pizza, mas prefiro
macarrão.
Quero muito ir contigo, entretanto, estou com medo de me precipitar.
Quero muito ir contigo, entretanto, estou com medo de me precipitar.
c) Alternativas: são responsáveis por relacionar pensamentos que
se excluem. As conjunções alternativas são: ou (repetido ou
não), ora... ora, nem, quer... quer, seja etc.
Ou você estuda, ou você
trabalha.
Ora eu te queria, ora não queria.
Ora eu te queria, ora não queria.
d) Conclusivas: as conjunções conclusivas têm a função de unir
uma oração a outra com o objetivo de apresentar uma conclusão ou consequência.
São elas: pois (após o verbo), assim, então, logo,
portanto, por isso.
Penso, logo existo.
Foi aprovado no processo seletivo, por isso ganhará uma viagem.
Foi aprovado no processo seletivo, por isso ganhará uma viagem.
e) Explicativas: são as conjunções responsáveis por relacionar
pensamentos em sequência justificativa, de tal modo que a segunda frase explica
a primeira. São elas: que, porque, pois (antes do verbo),porquanto.
Ande logo, que estou
atrasado.
Espere um pouco, porque não demoro.
Espere um pouco, porque não demoro.
COORDENATIVAS
As conjunções coordenativas são
dividas em cinco classes:
a) Aditivas: são responsáveis por relacionar pensamentos
similares. São: e (une afirmações) e nem (une
negações).
O movimento está completo por
alunos e professores.
O candidato não veio, nem justificou sua ausência.
O candidato não veio, nem justificou sua ausência.
b) Adversativas: são responsáveis por relacionar pensamentos
contrastantes. A conjunção mais conhecida é mas, entretanto, há
outras com valor adversativo que indicam uma concessão atenuada. A saber: porém,
todavia, contudo, entretanto, no entanto.
Gosto de pizza, mas prefiro
macarrão.
Quero muito ir contigo, entretanto, estou com medo de me precipitar.
Quero muito ir contigo, entretanto, estou com medo de me precipitar.
c) Alternativas: são responsáveis por relacionar pensamentos que
se excluem. As conjunções alternativas são: ou (repetido ou
não), ora... ora, nem, quer... quer, seja etc.
Ou você estuda, ou você
trabalha.
Ora eu te queria, ora não queria.
Ora eu te queria, ora não queria.
d) Conclusivas: as conjunções conclusivas têm a função de unir
uma oração a outra com o objetivo de apresentar uma conclusão ou consequência.
São elas: pois (após o verbo), assim, então, logo,
portanto, por isso.
Penso, logo existo.
Foi aprovado no processo seletivo, por isso ganhará uma viagem.
Foi aprovado no processo seletivo, por isso ganhará uma viagem.
e) Explicativas: são as conjunções responsáveis por relacionar
pensamentos em sequência justificativa, de tal modo que a segunda frase explica
a primeira. São elas: que, porque, pois (antes do verbo),porquanto.
Ande logo, que estou
atrasado.
Espere um pouco, porque não demoro.
Espere um pouco, porque não demoro.
SUBORDINATIVAS
As conjunções
subordinativas são classificadas em:
a) Causais: as conjunções que subordinam uma oração a outra
explicitando uma relação de causa com a oração a qual se subordina. São
elas: que, porque, porquanto, como, já que, desde que, pois que, visto
como, uma vez que etc.
Gosto de você porque me
apaixonei.
b) Concessivas: conjunções que se referem a um acontecimento
contrário ao apresentado na oração principal. São elas: embora, mesmo
que, ainda que, conquanto, posto que, se bem que, apesar de, mesmo quando etc.
Fui ao shopping, embora não
me agradasse.
Todos votarão, apesar de não confiarem em nenhum candidato.
Todos votarão, apesar de não confiarem em nenhum candidato.
c) Condicionais: representam a condição sem a qual o fato da
oração principal não se realiza. São elas:se, caso, contanto que, sem que,
uma vez que, dado que, desde que, salvo se etc.
Irei ao show, se puder.
Se você não for aprovado, não viajará conosco.
Se você não for aprovado, não viajará conosco.
d) Conformativas: representam conformidade em relação ao fato
enunciado na primeira oração. São elas:conforme, como, segundo, consoante.
Segundo o autor, esse é o conceito
a ser defendido.
O acerto trabalhista foi feito conforme o combinado.
O acerto trabalhista foi feito conforme o combinado.
e) Comparativas: apresentam uma comparação ou confronto de ideias
entre orações. São elas: que, do que (relacionado a mais,
menos, menor, maior, melhor, pior), qual (relacionado
a tal), como (relacionado atal, tanto, tão,
assim como, bem como), como se etc.
Suco de laranja é mais
saboroso que suco de maçã.
Você foi como uma
tempestade em minha vida.
f) Consecutivas: expressam uma ideia de consequência. São
elas: que (relacionado com tal, tão, tanto, tamanho), de
modo que, de maneira que, de sorte que, de forma que.
Ele era tão alto, que podia
alcançar as estrelas.
Quase ninguém vai ao teatro, de modo que o setor está em crise.
Quase ninguém vai ao teatro, de modo que o setor está em crise.
g) Finais: exprimem a finalidade dos fatos apresentados na
oração principal. São elas: para que, a fim de que, porque, que etc.
Ela omitiu para que não
fosse encontrada.
Expliquei todo o conteúdo a fim de que fossem bem na atividade.
Expliquei todo o conteúdo a fim de que fossem bem na atividade.
h) Proporcionais: indicam proporção entre os
fatos das orações (principal e subordinada). São elas: à medida que, à
proporção que, ao passo que etc.
Quanto mais conheço as pessoas, mais
amo meu cachorro.
Meu carinho cresce à medida que convivemos.
Meu carinho cresce à medida que convivemos.
i) Temporais: exprimem tempo e circunstância em relação à
oração principal. São elas: quando, apenas, mal, até que, assim que,
antes que, depois que, logo que, tanto que etc.
Mal sentou, já levantou.
Enquanto a professora explicava, Joãozinho fazia piadas.
Enquanto a professora explicava, Joãozinho fazia piadas.
j) Integrantes: a conjunção que é utilizada para
afirmação certa e se é usada para afirmação incerta.
Percebi que alguém
esteve aqui antes de nós.
Não vi se ele já saiu.
Não vi se ele já saiu.
Mais exercícios para treino.
1. Classifique as conjunções destacadas nas frases abaixo:
a) Hoje estou com um humor péssimo, porque briguei com mamãe.
b) Quando acordei, minha bolsa havia sumido.
c) Conforme eu já sabia, tirei nota baixa.
d) Ainda que eu sofra, não voltarei.
e) Caso você saia, feche a porta.
f) Estudei o assunto, mas não entendi nada.
g) Li e reli o livro.
h) Ou você me engana ou não está maduro.
i) Não só se atrasou, mas também esqueceu o trabalho de português.
j) À proporção que estuda, mais aprende.
2. Em: “... ouviam-se amplos bocejos, fortes como o marulhar das ondas...” a partícula como expressa uma ideia de:
a) causa
b) explicação
c) conclusão
d) proporção
e) comparação
3. “Entrando na faculdade, procurarei emprego”, oração sublinhada pode indicar uma idéia de:
a) concessão
b) oposição
c) condição
d) lugar
e) consequência
1. Classifique as conjunções destacadas nas frases abaixo:
a) Hoje estou com um humor péssimo, porque briguei com mamãe.
b) Quando acordei, minha bolsa havia sumido.
c) Conforme eu já sabia, tirei nota baixa.
d) Ainda que eu sofra, não voltarei.
e) Caso você saia, feche a porta.
f) Estudei o assunto, mas não entendi nada.
g) Li e reli o livro.
h) Ou você me engana ou não está maduro.
i) Não só se atrasou, mas também esqueceu o trabalho de português.
j) À proporção que estuda, mais aprende.
2. Em: “... ouviam-se amplos bocejos, fortes como o marulhar das ondas...” a partícula como expressa uma ideia de:
a) causa
b) explicação
c) conclusão
d) proporção
e) comparação
3. “Entrando na faculdade, procurarei emprego”, oração sublinhada pode indicar uma idéia de:
a) concessão
b) oposição
c) condição
d) lugar
e) consequência
4. Assinale a sequência de
conjunções que estabelecem, entre as orações de cada item, uma correta relação
de sentido.
1. Correu demais, ... caiu.
2. Dormiu mal, ... os sonhos não o deixaram em paz.
3. A matéria perece, ... a alma é imortal.
4. Leu o livro, ... é capaz de descrever as personagens com detalhes.
5. Guarde seus pertences, ... podem servir mais tarde.
a) porque, todavia, portanto, logo, entretanto
b) por isso, porque, mas, portanto, que
c) logo, porém, pois, porque, mas
d) porém, pois, logo, todavia, porque
e) entretanto, que, porque, pois, portanto
5. Reúna as três
orações em um período composto por coordenação, usando conjunções
adequadas.
Os dias já eram quentes.
A água do mar ainda estava fria.
As praias permaneciam desertas.
Os dias já eram quentes.
A água do mar ainda estava fria.
As praias permaneciam desertas.
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