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sexta-feira, 2 de maio de 2014

O Gênero Memórias Literárias


( Memórias e Escola) Autoras:  Anna Helena Altenfelder  e  Regina Andrade Clara
O Trabalho com Memórias Que o Escrevendo o Futuro parágrafo propõe como Escolas resgatar Procura, Por Meio do Encontro com como Memórias de PESSOAS Mais Velhas, a História da Comunidade Onde Vivem essas PESSOAS.

O Trabalho com Lembranças oferece hum Meio Eficiente de VINCULAR o Ambiente los Opaco como children Vivem um hum Passado Mais Amplo e alcançar UMA Percepção viva do Passado, o quali Passa a Ser Localidade: Não somente conhecido, mas SENTIDO pessoalmente. Por ISSO, O Trabalho com a Memória da Comunidade Localidade: Não PODE SE Restringir à Recuperação de hum Passado Morto e Enterrado Dentro de UMA Abordagem Pitoresca UO nostálgica, Como se assim o Que JÁ Passou fossa bom e tivesse valor. Trata-se, os antes, de resgatar Memórias vivas das PESSOAS Mais Velhas Opaco, Passadas continuamente como Gerações Mais Novas pelas Palavras, Pelos Gestos, Pelo Sentimento de Comunidade de Destino, ligam OS moradores de hum Lugar. 

Recuperar História ESSA, Entre OUTRAS Coisas, estimula Professores e Alunos a se tornarem companheiros de Trabalho, permite mostrar o valor de PESSOAS Que Vem da maioria Desconhecida do povo, Traz A História parágrafo Dentro da Comunidade AO MESMO ritmo los Opaco extrai História de Dentro dela , propicia o Contato Entre Gerações e PODE Gerar hum Sentimento de pertencer AO Lugar Onde se vive, CONTRIBUINDO parágrafo a Formação de Seres Humanos Mais completos e um par Constituição da cidadania.

Os Processos da Memória

Em Nosso cotidiano, when acionamos a Memória, ESTAMOS Semper Fazendo UMA Relação Entre o Que ESTA acontecendo ágora EO Que JÁ Aconteceu. Ou SEJA, à memória fazer Opaco JÁ ESTA Aconteceu Semper Presente não acontecendo Opaco ESTA. São Exemplos Desse Fato: lembrar-se fazer Opaco nao tem nenhum Armário da Cozinha parágrafo ri Fazer Compras nenhum supermercado, lembrar-se fazer Itinerário par ir a sândalo Lugar, lembrar-se fazer Opaco JÁ ESTA Feito los Nosso Trabalho n Comecar UMA outra Etapa , etc A Há OUTRAS situations that los um POR Memória onda Meio de perguntas Que fazemos UO Opaco FAZEM parágrafo NÓS e Opaco nn remetem AO Passado. Em OUTROS momentos, à memória E despertada POR UM Objeto, um cheiro, UMA situacao. Ao utilizar a Memória, de sempre fazemos hum jogo do "ágora" com o "Ontem", que "Aqui" com o "lá".

Escrever Memórias   

Rememorar PODE serviços corriqueiro algoritmo, Que fazemos SEM Sentir UO Pensar. A Há momentos, porem, EM Que nossas Memórias São provocadas POR situations de Comunicação Mais formais, Como em entrevista uma, POR Exemplo, EM UM depoimento Opaco se Dá sobre hum Fato Opaco atingiu a Comunidade. A Linguagem Opaco usamos nessas situations, OU SEJA, OS generosidade utilizados parágrafo rememorar, also São Mais formais. São Exemplos: a Escrita de hum Relatório de Trabalho, de hum Currículo, de hum Questionário de serviços respondido n'uma consulta medica, uma Escrita de UMA Biografia UO de hum Livro de Memórias Literárias.

O GENERO Memórias Literárias

Memórias Literárias São Textos produzidos POR Escritores Que dominam o ato de escrever Como arte e revivem UMA Época POR SUAS Meio de Lembranças Pessoais. ESSES Escritores de São Paulo, em Geral, Convidados POR Editoras parágrafo narrar SUAS Memorias de hum MoDo literário, IstoÉ, Emoções buscando Despertar estéticas não Leitor, PROCURANDO Leva-lo a compartilhar SUAS Lembranças de UMA forma Vivida. Pará ISSO, OS Autores Usam uma Língua com Liberdade e Beleza, preferindo o SENTIDO figurativo das Palavras, Entre OUTRAS Coisas. Nessa situacao de Produção, Própria fazer Memórias Literárias GENERO, TEMOS alguns Componentes de Fundamentos:

o     hum Escritor Capaz de narrar SUAS Memorias de hum MoDo poético, literário;
o     hum editor disposto a PUBLICAR Memórias essas;
o     Leitores Opaco buscam hum Encontro emocionante com o Passado narrado Pelo autor, com UMA determinada Época, com OS Fatos marcantes Opaco Nela ocorreram e com o Modo Como cessos Fatos São interpretados artisticamente Pelo Escritor.
A situacao de Comunicação na quali o Gênero Memórias Literárias E Produzido Marca o Texto. O autor escreve com a Consciência de Que Precisa encantar o Leitor com Seu relato e Opaco Precisa atender a exigências CERTAS fazer editor, Como number of Páginas, Tipo de Linguagem (MAIS OU Menos sofisticada, Por Exemplo, dependendo da Clientela Opaco o editor Procura atingir ).

O Escritor de Memórias Literárias

O Escritor de Memórias Literárias TEM um capacity de Recuperar SUAS Experiências de Vida, verbalizando-as POR UMA Meio de Linguagem na quali E Autoridade. Mais fazer Opaco lembrar o Passado los Opaco viveu, o memorialista narra SUA História, desdobrando-se autor e narrador los-Personagem. São Exemplos de Autores Que escreveram SUAS Memórias Gabriel Garcia Marques e Zélia Gattai, a Só Para citar Dois Mais récentes.

A MEDIDA Opaco escreve Seu Texto, o Escritor-autor-narrador organiza como Vivências rememoradas e como interpretação, usando UMA Linguagem Específica - uma Literária. NAS Memórias Literárias, o Opaco E contado Localidade: Não ê uma Realidade Exata. A Realidade Dá Sustentação AO Texto Escrito, mas ESSE Texto e constituído, also, POR UMA Dose Certa de inventividade. Por hum Lado, como Memórias Literárias se aproximam dos Textos Históricos when narram uma Realidade Vivida; POR Outro Lado, aproximam-se fazer o romance o Porque resultam de hum Trabalho literário.

Como JÁ SE Disse Acima, AO escrever Memórias SUAS, o autor se desdobra los narrador e Personagem, num Jogo literário Muito sutil, narrando OS Fatos de UMA Época, olhando-a do Ponto de vista de Observador Geral dos momentos Que narra, mas also olhando Para Si MESMO Como Personagem Que viveu OS acontecimentos narrados, recriados pelas Lembranças SUAS e dos Outros. E Possível reconhecer when o autor se Colocasia Como narrador das Memórias Pelo OSU da Primeira Pessoa: "eu me Lembro", "vivi NUMA Época que ...". PODEMOS reconhecer O narrador-Personagem NAS Memórias when o autor descreve SUAS Sensações e Emoções narrando Fatos dos cais Quais d'Orsay elemento E o Centro, Mas Que envolvem To Us Link Personagens Das Memórias. Exemplos Veja OS, retirados de "Viver parágrafo CONTAR", de Gabriel Garcia Márquez: "Minha Mãe Disse ASSIM:.` Que bom Que Você. ficou amigo de Seu pai '"e" O zelador riu da Minha Inocência ". QUANDO E narrador, o autor Fala das Lembranças Como hum TODO; QUANDO E narrador-Personagem, Fala de si, muitas Vezes Pela Voz de OUTROS Personagens Opaco evocação.
         
            Como, AO utilizar a Memória, de sempre se FAZ UM jogo do "ágora" com o "Ontem", que "Aqui" com o "lá", o Texto narrado Ficara MARCADO POR ESSE Vai e Vem, com UMA Contínua comparação do Passado com o Presente. Uma Vez Que o autor lembra, elemento EUA verbos Opaco expressam o ato de lembrar de para mostrar ESSE Vai-e-VEM da Memória: "rememorar", "reviver", "rever". ESSES verbos São Usados, ora não Presente ("Eu me Lembro ..."), ora não pretérito ("Eutásia lavava e passava Minhas Roupas ..."). EUA pronomes possessivos UO oblíquo da Primeira Pessoa: "Minha Casa Naquela Época ...", "carpinteiro Meu Avô Que era ...", "Lembro-me com saudade ...", "Fizeram-me jurar que ... ". O autor, Por Exemplo, retoma Palavras utilizadas na Época evocada (vitrola, flertar), EUA expressões Opaco ajudam a localizar o Leitor não Momento los Que OS Fatos ocorreram ("Naquele tempo", "Em 1942"). Disso de Além, elemento Traz Para O Texto falas, Vozes de OUTRAS Personagens ("D. Mariquinha dizia Que moça de Família Localidade: Não desvio se pintar"), muitas Vezes los forma de Diálogos Opaco movimentam e animam o Texto.


O Aluno autor de Memórias Literárias


         Narrar Memórias E UMA Habilidade Que se Aprende. DEPOIS de recolher Memórias das PESSOAS Mais Velhas da Comunidade, Os Alunos PODEM Reconstruir / Recriar essas Memórias, SEM precisar Fazer UMA Transcrição Exata da Realidade, POIs o ato de narrar è sempre UMA Criação. QUANDO SE narra hum Acontecimento de forma Literaria, o imaginário narrador fazer Atua sobre como Memórias recolhidas Transformando-as. Ao Transforma-las PROCURANDO Dar-lhes Uma "Vida" da quali o Leitor POSSA compartilhar, ó narrador Destaca alguns Aspectos MAIS envolventes e OUTROS Suprime.

      A aventura de escrever Memórias Literárias E UMA Experiência Muito rica. Um Princípio parece Localidade: Não Ser Fácil, mas, com a Ajuda do Professor, Os Alunos poderão Aprender a Ler e escrever ESSE Gênero de Texto Tão Importante parágrafo SUA Formação.





Um comentário:

  1. Eu estou amando esse trabalho de Memórias Literárias.
    Já comecei a escrever as minhas!

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