Páginas

sexta-feira, 2 de maio de 2014

Interpretação e produção 7º/8º anos - Memórias Literárias




Atividade: Aspectos Linguísticos

 

1. Imagine que um pai, ao chegar do trabalho, encontra sobre a mesa da sala de jantar um comunicado da direção da escola em que seu filho estuda. Trata-se de um convite para uma reunião.  
CMJMA – Colégio Municipal José Mendes de Andrade

Ipiaú, 16 de Maio de 2014
Prezados Srs. Pais, sras. Mães e/ou responsáveis,
A direção do colégio preocupa-se muito.
Por isso faremos.
Precisamos no dia 16 de Maio de 2014, às 20 horas, porque sem sua participação nada  poderemos decidir.
Por isso, nós convidamos, já que o assunto interessa.
Sem certas medidas, as propostas desta escola não funcionarão.
Atenciosamente.
A Direção
a. Um comunicado  deve conter as informações que garantam a  interlocução. Reescreva-o, completando-o. Para isso,  procure responder às perguntas:
O que fará a direção da escola?
Do que ela precisa? A escola convida quem?
O assunto interessa a quem?
2. Observe os verbos do comunicado que precisaram de complementos.
a. Quais deles são transitivos diretos, ou seja, quais são os que precisam de um complemento sem o uso da preposição?
b. Quais deles são transitivos indiretos, ou seja,  quais são os que precisam de um complemento por meio de uma preposição?
c. Quais foram as preposições usadas para ligar os verbos aos seus complementos?
3. Retire do texto o único verbo intransitivo, isto é aquele que apresenta sentido completo.     


Texto: Planeta Água


Guilherme Arantes
Água que nasce na fonte
Serena do mundo
E que abre um
Profundo grotão
Água que faz inocente
Riacho e deságua
Na corrente do ribeirão...  
Águas escuras dos rios
Que levam
A fertilidade ao sertão
Águas que banham aldeias
E matam a sede da população...
Águas que caem das pedras
No véu das cascatas
Ronco de trovão
E depois dormem tranqüilas
No leito dos lagos
No leito dos lagos...   
Água dos igarapés
Onde Iara, a mãe d'água
É misteriosa canção
Água que o sol evapora


Pro céu vai embora
Virar nuvens de algodão...   
Gotas de água da chuva
Alegre arco-íris
Sobre a plantação
Gotas de água da chuva
Tão tristes, são lágrimas
Na inundação...  
Águas que movem moinhos
São as mesmas águas
Que encharcam o chão
E sempre voltam humildes
Pro fundo da terra Pro fundo da terra...  
Terra! Planeta Água
Terra! Planeta Água Terra! Planeta Água...(2x)  

 Após a audição da música – Planeta água , respondam às questões seguinte:
1. Nessa canção, Guilherme Arantes, descreve o percurso realizado pelas águas.
a. Qual é o verbo que indica o início desse percurso?
b. Qual verbo indica o seu final?
2.a.  Retire do texto os verbos que indicam ação.
b. Qual é o sujeito desses verbos?
3. Aponte o complemento dos verbos seguintes: abre, faz, levam, banham, matam, movem, encharcam e evapora.

4. O sujeito é o termo que estabelece com o verbo uma relação de concordância.
Exemplifique a afirmação acima com frases retiradas do texto.
5. Compare os verbos nas frases:
Águas que caem das pedras...; dormem no leito dos lagos;  vai-se pro céu... Água que nasce na fonte...; voltam pro fundo da terra...
a. Qual desse verbos já traz em si a informação a ser dada, isto é, não necessita de outras para lhe completar o sentido?
b. Quais são os verbos que, apesar de  conterem em si a informação a ser dada, são acompanhados de  expressões circunstanciais  indispensáveis à construção do sentido veiculado no contexto?
6. Observe os verbos presentes nas três primeiras estrofes da canção.
a. São verbos significativos ou de ligação?
b. Qual o tipo de predicado presentes nessas estrofes?
c. Considerando que:
O predicado verbal indica a ação realizada pelo sujeito da oração 
O predicado nominal indica características do sujeito, como qualidade e estado.

 Responda: por que há esse único tipo de predicado nessas estrofes?

7. Os verbos também  contribuem para expressar estado. Observe o verso abaixo.  Veja que ao suprimir o verbo de ligação  a informação não foi alterada.

 Gotas de água da chuva são lágrimas da inundação. Gotas de água da chuva: lágrimas da inundação.

a. Reescreva a última frase da canção, substituindo a vírgula  por um verbo.
b. Qual verbo você usou para reescrever o último verso da questão?
c. Como se classifica o predicado da frase reescrita? Por quê?
8. Você concorda com a indicação do autor de que o nome do planeta  poderia ser  Água? Justifique.






 Atividade:Produção de texto 

 

Leia o poema: Teu nome(Vinícius de Moraes)
Teu nome, Maria Lúcia
Tem qualquer coisa que afaga
Como uma lua macia
Brilhando à flor de uma vaga.

Parece um mar que marulha
De manso sobre uma praia
Tem o palor que irradia
A estrela quando desmaia.
É um doce nome de filha
É um belo nome de amada
Lembra um pedaço de ilha
Surgindo de madrugada.
Tem um cheirinho de murta
E é suave como a pelúcia
É acorde que nunca finda
É coisa por demais linda
Teu nome, Maria Lúcia...

Proposta de produção de texto:

Tome como base a canção de Guilherme Arantes e o poema de Vinícius de Moraes,produza  um poema, utilizando predicados verbais e nominais para informar, respectivamente, ações e características  de uma pessoa que seja importante para você.
Lembre-se de que você pode  deixar implícitos os verbos de ligação.
Estabeleça como interlocutores, seus colegas e o(a) professor(a).Dê um título ao poema.



Na Casa dos Pronomes


— Chega de adjetivos — gritou a menina. — Eu não sei porque
tenho grande simpatia pelos pronomes e queria visitá-los já.
— Muito fácil — respondeu o rinoceronte. — Eles moram
naquelas casinhas ali em frente. A primeira, menor, é a dos
pronomes pessoais.
E todos se dirigiam para casa dos pronomes pessoais,
enquanto Quindim ia explicando que os pronomes são palavras que também não possuem
pernas e se movimentam amarradas aos verbos.
Emília bateu na porta — toque, toque, toque. Veio abrir o pronome eu.
— Entrem, não façam cerimônia.
Narizinho fez as apresentações.
— E os seus companheiros, os outros pronomes pessoais? — perguntou Emília.
— Estão lá dentro jantando.
À mesa do refeitório achavam-se os pronomes tu, ele, ela, nós, vós, eles e elas. Esses
figurões eram servidos pelos pronomes oblíquos, que tinham o pescoço torto e lembravam
corcundinhas. Os meninos viram lá o o, o os, o a, o as, o me, o mim, o comigo, o nos, o
conosco, o te, o ti, o contigo, o vos, o convosco, o lhe, o lhes, o se, o si e o consigo.
Dezenove pronomes oblíquos.
— Que luxo de criadagem! — admirou-se Emília.
— Cada pronome tem a seu serviço, vários criadinhos oblíquos.
— E ainda há outros serviçais, os pronomes de tratamento, lá no quintal tomando sol. São eles:
fulano, sicrano, você, Vossa Senhoria, Vossa Excelência, Vossa Majestade e outros.Trecho adaptado de Monteiro Lobato. Emília no país da gramática. São Paulo: Brasiliense, 1994.






 Atividade: Leitura, interpretação e Produção textual


Amor E Sexo (Rita Lee)
Composição: Rita Lee / Roberto de Carvalho / Arnaldo Jabor
Amor é um livro
Sexo é esporte
Sexo é escolha
Amor é sorte...
Amor é pensamento
Teorema
Amor é novela
Sexo é cinema..
Sexo é imaginação
Fantasia
Amor é prosa
Sexo é poesia...
O amor nos torna
Patéticos
Sexo é uma selva
De epiléticos...
Amor é cristão
Sexo é pagão
Amor é latifúndio
Sexo é invasão
Amor é divino
Sexo é animal
Amor é bossa nova
Sexo é carnaval
Oh! Oh! Uh!
Amor é para sempre
Sexo também
Sexo é do bom
Amor é do bem...
Amor sem sexo
É amizade
Sexo sem amor
É vontade...
Amor é um
Sexo é dois
Sexo antes
Amor depois...
Sexo vem dos outros
E vai embora
Amor vem de nós
E demora...
Amor é cristão
Sexo é pagão
Amor é latifúndio
Sexo é invasão
Amor é divino
Sexo é animal
Amor é bossa nova
Sexo é carnaval
Oh! Oh! Oh!
Amor é isso
Sexo é aquilo
E coisa e tal!
E tal e coisa!
Uh! Uh! Uh!
Ai o amor!
Hum! O sexo!

1 - Observe a letra da música e responda:
a. Toda a música é organizada em torno de que tipo de predicado? Justifique com alguns exemplos.
b. Baseando-se na canção “Amor e Sexo” de Rita Lee,  produza um texto, em forma de poema, definindo   “Amor e amizade”.
b. Façam uma paródia da melodia da canção de Rita Lee. O grupo poderá optar por declamar ou cantar a canção criada.

2 comentários:

  1. Amor e Amizade

    Amor é se dedicar
    Amizade é compartilhar
    Amor é primavera
    Amizade é bela
    Amor é inesplicavel
    Amizade é confialvel
    Amor é sorrir
    Amizade é se divertir
    Amor é cuidar
    Amizade é ajudar
    Amor é crescer
    Amizade é viver
    Amor é respeitar
    Amizade confiar
    Amor é ilusão
    Amizade é compaixão
    Amor é simceridade
    Amizade é verdade
    Amor é um jogo no qual pode jogar
    Amizade é um sentimento que todos podem compartilhar

    Componetes: Ana Julia,Camila Matos e Camila Nunes

    ResponderExcluir
  2. Olá meninas
    Gostei bastante do poema de vocês, totalmente estruturado a partir de predicado nominal. Parabéns!

    ResponderExcluir