Atividade: Aspectos Linguísticos
1. Imagine que um
pai, ao chegar do trabalho, encontra sobre a mesa da sala de jantar um
comunicado da direção da escola em que seu filho estuda. Trata-se de um convite
para uma reunião.
CMJMA – Colégio Municipal
José Mendes de Andrade
Ipiaú, 16 de Maio de 2014
Prezados Srs. Pais,
sras. Mães e/ou responsáveis,
A direção do colégio
preocupa-se muito.
Por isso faremos.
Precisamos no dia 16 de Maio de 2014, às 20 horas, porque sem sua participação nada poderemos
decidir.
Por isso, nós
convidamos, já que o assunto interessa.
Sem certas medidas, as
propostas desta escola não funcionarão.
Atenciosamente.
A Direção
a. Um
comunicado deve conter as informações que garantam
a interlocução. Reescreva-o, completando-o. Para
isso, procure responder às perguntas:
O que fará a direção da
escola?
Do que ela precisa? A
escola convida quem?
O assunto interessa a
quem?
2. Observe os verbos do
comunicado que precisaram de complementos.
a. Quais deles são
transitivos diretos, ou seja, quais são os que precisam de um complemento sem o
uso da preposição?
b. Quais deles são
transitivos indiretos, ou seja, quais são os que precisam de um
complemento por meio de uma preposição?
c. Quais foram as
preposições usadas para ligar os verbos aos seus complementos?
3. Retire do texto o
único verbo intransitivo, isto é aquele que apresenta sentido completo.
Texto: Planeta Água
Guilherme Arantes
Água que nasce na fonte
Serena do mundo
E que abre um
Profundo grotão
Água que faz inocente
Riacho e deságua
Na corrente do ribeirão...
Águas escuras dos rios
Que levam
A fertilidade ao sertão
Águas que banham aldeias
E matam a sede da população...
Águas que caem das pedras
No véu das cascatas
Ronco de trovão
E depois dormem tranqüilas
No leito dos lagos
No leito dos lagos...
Água dos igarapés
Onde Iara, a mãe d'água
É misteriosa canção
Água que o sol evapora
Pro céu vai embora
Virar nuvens de algodão...
Gotas de água da chuva
Alegre arco-íris
Sobre a plantação
Gotas de água da chuva
Tão tristes, são lágrimas
Na inundação...
Águas que movem moinhos
São as mesmas águas
Que encharcam o chão
E sempre voltam humildes
Pro fundo da terra Pro fundo da
terra...
Terra! Planeta Água
Terra! Planeta Água Terra! Planeta
Água...(2x)
Após a audição da música – Planeta
água , respondam às questões seguinte:
1. Nessa canção, Guilherme Arantes,
descreve o percurso realizado pelas águas.
a. Qual é o verbo que indica o
início desse percurso?
b. Qual verbo indica o seu final?
2.a. Retire do texto os verbos
que indicam ação.
b. Qual é o sujeito desses verbos?
3.
Aponte o complemento dos verbos seguintes: abre, faz, levam, banham, matam, movem,
encharcam e evapora.
4.
O sujeito é o termo que estabelece
com o verbo uma relação de concordância.
Exemplifique a afirmação acima com
frases retiradas do texto.
5. Compare os verbos nas frases:
Águas
que caem das pedras...; dormem no leito dos lagos; vai-se pro céu... Água que nasce na fonte...; voltam pro fundo da
terra...
a. Qual desse verbos já traz em si a
informação a ser dada, isto é, não necessita de outras para lhe completar o
sentido?
b. Quais são os verbos que, apesar
de conterem em si a informação a ser dada, são acompanhados de
expressões circunstanciais indispensáveis à construção do sentido
veiculado no contexto?
6. Observe os verbos presentes nas
três primeiras estrofes da canção.
a. São verbos significativos ou de
ligação?
b. Qual o tipo de predicado
presentes nessas estrofes?
c. Considerando que:
- O predicado verbal indica a ação realizada
pelo sujeito da oração
- O predicado nominal indica características do
sujeito, como qualidade e estado.
Responda: por que há esse
único tipo de predicado nessas estrofes?
7. Os verbos também contribuem para expressar estado.
Observe o verso abaixo. Veja que ao suprimir o verbo de
ligação a informação não foi alterada.
Gotas de água da chuva são lágrimas da
inundação. Gotas de água da chuva: lágrimas da inundação.
a. Reescreva a última frase da
canção, substituindo a vírgula por um verbo.
b. Qual verbo você usou para
reescrever o último verso da questão?
c. Como se classifica o predicado da
frase reescrita? Por quê?
8. Você concorda com a indicação do
autor de que o nome do planeta poderia ser Água? Justifique.
Atividade:Produção de texto
Leia o poema: Teu nome(Vinícius de Moraes)
Teu nome, Maria Lúcia
Tem qualquer coisa que afaga
Como uma lua macia
Brilhando à flor de uma vaga.
Parece um mar que marulha
De manso sobre uma praia
Tem o palor que irradia
A estrela quando desmaia.
É um doce nome de filha
É um belo nome de amada
Lembra um pedaço de ilha
Surgindo de madrugada.
Tem um cheirinho de murta
E é suave como a pelúcia
É acorde que nunca finda
É coisa por demais linda
Teu nome, Maria Lúcia...
Proposta de produção de texto:
Tome como base a canção de Guilherme Arantes
e o poema de Vinícius de Moraes,produza um poema, utilizando predicados
verbais e nominais para informar, respectivamente, ações e características
de uma pessoa que seja importante para você.
Lembre-se de que você pode deixar
implícitos os verbos de ligação.
Estabeleça como interlocutores, seus colegas
e o(a) professor(a).Dê um título ao poema.
Na Casa dos Pronomes
— Chega de adjetivos — gritou a menina. — Eu não sei porque
tenho grande simpatia pelos pronomes e queria visitá-los já.
— Muito fácil — respondeu o rinoceronte. — Eles moram
naquelas casinhas ali em frente. A primeira, menor, é a dos
pronomes pessoais.
E todos se dirigiam para casa dos pronomes pessoais,
enquanto Quindim ia explicando que os pronomes são palavras que também não possuem
pernas e se movimentam amarradas aos verbos.
Emília bateu na porta — toque, toque, toque. Veio abrir o pronome eu.
— Entrem, não façam cerimônia.
Narizinho fez as apresentações.
— E os seus companheiros, os outros pronomes pessoais? — perguntou Emília.
— Estão lá dentro jantando.
À mesa do refeitório achavam-se os pronomes tu, ele, ela, nós, vós, eles e elas. Esses
figurões eram servidos pelos pronomes oblíquos, que tinham o pescoço torto e lembravam
corcundinhas. Os meninos viram lá o o, o os, o a, o as, o me, o mim, o comigo, o nos, o
conosco, o te, o ti, o contigo, o vos, o convosco, o lhe, o lhes, o se, o si e o consigo.
Dezenove pronomes oblíquos.
— Que luxo de criadagem! — admirou-se Emília.
— Cada pronome tem a seu serviço, vários criadinhos oblíquos.
— E ainda há outros serviçais, os pronomes de tratamento, lá no quintal tomando sol. São eles:
fulano, sicrano, você, Vossa Senhoria, Vossa
Excelência, Vossa Majestade e outros.Trecho adaptado de Monteiro Lobato. Emília
no país da gramática. São Paulo: Brasiliense, 1994.
Atividade:
Leitura, interpretação e Produção textual
Composição: Rita Lee /
Roberto de Carvalho / Arnaldo Jabor
Amor é um livro
Sexo é esporte
Sexo é escolha
Amor é sorte...
Sexo é esporte
Sexo é escolha
Amor é sorte...
Amor é pensamento
Teorema
Amor é novela
Sexo é cinema..
Teorema
Amor é novela
Sexo é cinema..
Sexo é imaginação
Fantasia
Amor é prosa
Sexo é poesia...
Fantasia
Amor é prosa
Sexo é poesia...
O amor nos torna
Patéticos
Sexo é uma selva
De epiléticos...
Patéticos
Sexo é uma selva
De epiléticos...
Amor é cristão
Sexo é pagão
Amor é latifúndio
Sexo é invasão
Amor é divino
Sexo é animal
Amor é bossa nova
Sexo é carnaval
Oh! Oh! Uh!
Sexo é pagão
Amor é latifúndio
Sexo é invasão
Amor é divino
Sexo é animal
Amor é bossa nova
Sexo é carnaval
Oh! Oh! Uh!
Amor é para sempre
Sexo também
Sexo é do bom
Amor é do bem...
Sexo também
Sexo é do bom
Amor é do bem...
Amor sem sexo
É amizade
Sexo sem amor
É vontade...
É amizade
Sexo sem amor
É vontade...
Amor é um
Sexo é dois
Sexo antes
Amor depois...
Sexo é dois
Sexo antes
Amor depois...
Sexo vem dos outros
E vai embora
Amor vem de nós
E demora...
E vai embora
Amor vem de nós
E demora...
Amor é cristão
Sexo é pagão
Amor é latifúndio
Sexo é invasão
Amor é divino
Sexo é animal
Amor é bossa nova
Sexo é carnaval
Oh! Oh! Oh!
Sexo é pagão
Amor é latifúndio
Sexo é invasão
Amor é divino
Sexo é animal
Amor é bossa nova
Sexo é carnaval
Oh! Oh! Oh!
Amor é isso
Sexo é aquilo
E coisa e tal!
E tal e coisa!
Uh! Uh! Uh!
Ai o amor!
Hum! O sexo!
Sexo é aquilo
E coisa e tal!
E tal e coisa!
Uh! Uh! Uh!
Ai o amor!
Hum! O sexo!
1 - Observe a letra da
música e responda:
a. Toda a música é
organizada em torno de que tipo de predicado? Justifique com alguns exemplos.
b. Baseando-se na canção
“Amor e Sexo” de Rita Lee, produza um texto, em forma de poema,
definindo “Amor e amizade”.
b. Façam uma paródia da
melodia da canção de Rita Lee. O grupo poderá optar por declamar ou cantar a
canção criada.
Amor e Amizade
ResponderExcluirAmor é se dedicar
Amizade é compartilhar
Amor é primavera
Amizade é bela
Amor é inesplicavel
Amizade é confialvel
Amor é sorrir
Amizade é se divertir
Amor é cuidar
Amizade é ajudar
Amor é crescer
Amizade é viver
Amor é respeitar
Amizade confiar
Amor é ilusão
Amizade é compaixão
Amor é simceridade
Amizade é verdade
Amor é um jogo no qual pode jogar
Amizade é um sentimento que todos podem compartilhar
Componetes: Ana Julia,Camila Matos e Camila Nunes
Olá meninas
ResponderExcluirGostei bastante do poema de vocês, totalmente estruturado a partir de predicado nominal. Parabéns!