Atividade: Aspectos Linguísticos
1. Imagine que um pai, ao chegar
do trabalho, encontra sobre a mesa da sala de jantar um comunicado da direção
da escola em que seu filho estuda. Trata-se de um convite para uma reunião.
CMJMA – Colégio Municipal José Mendes de Andrade
Ipiaú, 28 de Agosto de 2015
Prezados Srs. Pais, sras. Mães e/ou
responsáveis,
A direção do colégio preocupa-se
muito.
Por isso faremos.
Precisamos no dia 28 de Agosto, às 20
horas, porque sem sua participação nada poderemos decidir.
Por isso, nós convidamos, já que o
assunto interessa.
Sem certas medidas, as propostas
desta escola não funcionarão.
Atenciosamente.
A Direção
a. Um comunicado deve
conter as informações que garantam a interlocução. Reescreva-o,
completando-o. Para isso, procure responder às perguntas:
O que fará a direção da escola?
Do que ela precisa? A escola convida
quem?
O assunto interessa a quem?
2. Observe os verbos do comunicado
que precisaram de complementos.
a. Quais deles são transitivos
diretos, ou seja, quais são os que precisam de um complemento sem o uso da
preposição?
b. Quais deles são transitivos
indiretos, ou seja, quais são os que precisam de um complemento por meio
de uma preposição?
c. Quais foram as preposições usadas
para ligar os verbos aos seus complementos?
3. Retire do texto o único verbo
intransitivo, isto é aquele que apresenta sentido completo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário