TextoII
Fada feiticeira
Geralda
É uma fada cozinheira
Que quando entra na
cozinha
Até parece
feiticeira.
É que seus
molhos são pecados
As suas massas são
feitiços
As suas carnes são
caprichos
Quitutes da mãe brasileira.
Seus doces
Seus bons-bocados,
seus quindins
Suas pamonhas, seus
bombons
Suas paçocas, seus
pudins.
Quando ela faz a
sobremesa
É sempre o prato mais
gostoso
Vem um perfume
saboroso
Que todo mundo vai
querer
Pegar
Sentir
Mexer
Cheirar
Provar
Lamber
Morder
Comer
Ricardo
Azevedo. A casa do meu avô.
São Paulo: Ática, 2003.
01- Os versos 17 a 24, construídos por meio
de verbos, expressam
(A) os passos a serem
seguidos por aqueles que desejam cozinhar bem.
(B) os desejos das
pessoas ao sentirem o perfume da sobremesa de Geralda.
(C) as atitudes
adotadas pela fada feiticeira ao preparar seus feitiços.
(D) as instruções
para preparação dos quitutes da mãe brasileira.
02- Observe os verbos
que foram os últimos versos do poema. Dê a forma nominal de cada um deles.
03- Reescreva o poema
passando-o para o passado.
04- Explique o título
do poema “Fada feiticeira”.
Ziraldo.
Curta o Menino Maluquinho, São Paulo. Globo, v. 2, 2007
05- Maluquinho não
caiu do touro mecânico porque
(A) a torcida o
estimulou.
(B) guardou chicletes
no bolso de trás.
(C) o touro mecânico
movimentou-se devagar.
(D) desenvolveu a
habilidade com treinamento.
06- No terceiro
quadrinho, a fala da personagem indica ao leitor que
(A) as crianças
desconhecem a participação do Maluquinho na brincadeira.
(B) as crianças
surpreendem o Maluquinho na brincadeira do touro.
(C) os adultos
descobrem o truque do personagem Maluquinho.
(D) os adultos tentam
esconder as travessuras do Maluquinho.
07- Observe o 4º
quadrinho. Na fala da personagem tem-se “
Esse garoto é incrível!”
a)
Que
pronome aparece na fala da personagem? Como ele se classifica?
b)
Explique
o uso desse pronome no texto.
08- Leia a tira para
responder às questões.
Folheto
Publicitário
a) No primeiro
quadrinho: “Hagar, você tem um problema que vai me impedir de ajudá-lo.”,
a quem os pronomes destacados fazem referência?
b)
O que gera humor nesta tira em quadrinhos?
09-
No último
quadrinho, o enunciado da placa utiliza
o verbo “pisar” no modo:
a)
Imperativo,
pois faz um apelo, pedido.
b)
Indicativo,
pois não há dúvida quanto ao que se diz.
c)
Subjuntivo,
pois a idéia expressa uma possibilidade ou dúvida.
10- Observe o
enunciado abaixo.
No balão que
representa a fala da personagem temos exemplo de um advérbio. Copie-o e indique
a circunstância que ele expressa.
11- Leia a tira para
responder às questões.
a) Releia os
trechos abaixo, destacados do texto acima.
1º quadrinho – “Não
tente copiar as respostas desta vez, Calvin, ou eu vou contar.”
4º quadrinho – “Sim!
Vamos dobrar e assim fica em 35 cents.”
Marque a única
alternativa que contém verbos que podem substituir as locuções destacadas
acima.
(a) contaria /
dobremos
(b) contarei /
dobremos
(c) contaria /
dobraremos
(d)
contarei / dobraremos
b) Retire
da tirinha todos os pronomes e classifique-os.
Observe
no 3º quadrinho na fala do Kalvin: “É melhor você me dar o dinheiro agora...”
A palavra
agora é um advérbio que expressa uma circustância de:
a)
lugar b) tempo
c) modo
d) intensidade
12- Analise o texto
abaixo e responda a questão que segue:
O CÃO E A SOMBRA
Um
cão, com um pedaço de carne na boca, atravessava uma ponte sobre uma
correnteza.
Olhando para baixo, viu a própria sombra dentro d'água. Pensando que o reflexo
era outro cão, com um pedaço maior de carne na boca, decidiu roubá-lo e, para
tanto, abriu as mandíbulas. O pedaço de carne caiu na correnteza e lá se foi...
(In:
FIGUEIREDO, Guilherme. Fábulas de Esopo. São Paulo: Melhoramentos, 1989.)
a)
Retire
as preposições presentes no texto acima.
b)
Observe:
“... decidiu roubá-lo e, para tanto, abriu as mandíbulas.”
O pronome oblíquo lo na frase acima substitui que termo
anterior?
13- Associe as preposições em destaque com as
ideias por elas expressas.
( )
“...voltar para
casa.” ( ) finalidade ( ) “Ninguém para abrir a porta,...” ( ) lugar
( ) “...amigos em festas felizes...” ( ) origem, procedência
( ) “Vem das fantasias...” ( ) companhia
( ) “...encontrar-se com a turma...”
14- Leia a tira para responder às questões.a) Na tira, a personagem Meg e seu amigo participam de uma brincadeira. Que brincadeira é essa?
b) Nos dois primeiros
quadrinhos, Meg está contando o tempo que eles devem esperar para iniciar a
corrida.
c) Que palavras usadas
por Meg indicam quantidade?
d) Como você indicaria
essas mesmas quantidades usando algarismos (símbolos da matemática)?
e) No 4º quadrinho, o amigo
de Meg comemora a vitória.
f) O que expressa a
palavra UHUU!!?
g) Que palavra ele usou
para indicar o vencedor da competição, pela ordem de chegada?
h) Observe o último quadrinho e responda: O
garoto foi, na verdade, o vencedor da corrida? Justifique sua resposta.
15-
a) Qual o pronome
destacado?
b) Complete.
Nesse caso, a palavra
alguém _______________________ o nome de uma pessoa. (substitui ou
acompanha)
c) Quem é esse alguém?
d) Assim, o pronome alguém
refere-se a um ser de maneiras:
( ) determinada, clara.
( ) indeterminada, vaga
16-
a) Deu para você
entender perfeitamente a fábula? Por quê?
b) Complete a fábula com
as palavras abaixo, prestando atenção ao sentido e à concordância.
Arranhando
– começou – viu – deu – encontrou – entrou – farejar –
ficou
– imaginando – queria – saiu – salvou – servia – tentou destruir –
voltando
– voou
c) Complete a fábula com
as palavras abaixo, prestando atenção ao sentido e à concordância.
d) Como se classificam
essas palavras retiradas do texto?
A maioria dos verbos
da fábula está no tempo:
a) presente.
b) passado (pretérito).
c) futuro.
17- Leia.
Ele viu o tronco da
árvore.
A abelha picou o
urso.
Eu gostei da fábula.
a) Re-escreva essas
frases, passando os verbos para o plural e fazendo as alterações
necessárias.
b) Re-escreva essas
frases, passando os verbos para o futuro do presente e fazendo as
alterações necessárias.
Preciso das resposras
ResponderExcluirPreciso das respostas
ResponderExcluirPreciso das respostas
ResponderExcluir